sábado, 25 de fevereiro de 2012

O amor não é lindo


 “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
(Antoine de Saint-Exupéry)

Mas dizer “eu te amo" é sempre fácil. A gente aprende com nosso pais, aprende nos filmes do cinema, nas novelas da televisão, nos livros que a gente lê no metrô enquanto se depara com casais de mãos dadas andando pela estação.

Eu até hoje não sei o que é mais difícil. Começar um relacionamento ou dar fim a ele.

Começar exige confiança, exige força, exige ENTREGA. E se entregar é uma das coisas mais dolorosas que um ser humano pode fazer. É quase como dizer pra outra pessoa: “Eu deixo você me machucar, deixo você me ferir, deixo você fazer o que quiser comigo”. Se entregar pra alguém, é se entregar pra um abismo, daqueles que você não sabe a altura e muito menos o que existe lá embaixo. É mergulhar na incerteza. E não ter certeza dói.

Agora, terminar um relacionamento, devia ser crime. De verdade. Inafiançável. Chega a ser inadmissível. Me diz, como alguém pode te roubar e depois querer te devolver? Como alguém pode te tirar o fôlego e te obrigar a respirar? Te roubar o chão e querer que você pise em solo firme? Como alguém pode ser tão mau? Tão... frio.

Amar não é fácil no começo. Amar não é fácil no fim. Amar é menos fácil ainda durante o percurso. É muito mais complexo do que um “eu te amo” sussurrado ao pé do ouvido.

Tem que ter peito pra amar. Tem que ser homem. Tem que ser mulher. Tem que ter coragem.

Amar é ser responsável por uma vida que não é a sua. Um sentimento que não é seu. Amar é se dar conta que uma palavra, um gesto errado, pode machucar um coração que lhe foi entregue. É uma responsabilidade do caramba. É uma bênção e uma maldição. Ás vezes, é também doença.

Pra amar, tem que ter certeza. Não ame alguém se você não estiver preparado. Não ame alguém do qual você vai desistir no primeiro obstáculo. Não ame alguém pelo qual você não passaria por cima de certas opiniões e conceitos. Não ame alguém que você vá machucar, que você vá ferir.

Não ame.

Não amar às vezes é o melhor que você pode fazer por quem te ama.

O amor só é lindo nos livros, nos cinema e nas novelas. Pros casais de mãos dadas na estação, acredite, ELE É DIFÍCIL PRA CARALHO!

6 comentários:

  1. Foooooda! Exatamente TUDO o que eu penso sobre o amor e o que penso mil vezes antes de decidir por amar.
    Mais uma vez, identificada com o que vc escreveu :)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada gente :)
      Que bom que vcs se identificaram.
      Confesso que esse é um dos meus que eu mais gostei tb, rs.

      Excluir
  3. Ora, agora vc me entende? Texto top, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Admito que ainda fico surpresa por ouvir/ler tais coisas vindas de você. Opiniões que pouco tempo atrás pareciam tão distantes, agora são tão tuas, tão bárbaras.
    O texto é maravilhoso, a visão da realidade é esplêndida e você me surpreende cada vez mais! :)

    ResponderExcluir

Diz o que achou :)