terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ser (feliz)

http://migre.me/hqMRp

"Você vai rir sem perceber
Felicidade é só questão de ser"
(Marcelo Jeneci - Felicidade)

Quando os fogos anunciaram que um ano novo tinha chegado, dentro de mim eu já tinha feito planos, estabelecido metas e etc.

Logo na primeira semana de 2014 eu já tinha anotado na agenda nova – sou viciada nelas, aliás – tudo que queria realizar nos próximos trezentos e sessenta e poucos dias.

Mas nunca, nem em sonho, eu imaginei que todos os meus desejos estivessem tão pulsantes aqui dentro. Pela primeira vez, não precisei voltar àquela página pra renovar os votos ou relembrar algo que tinha esquecido. Já está tudo aqui.

Eu decidi que este ano seria menos preguiçosa. Mas eu também havia decidido isso no ano passado, e no retrasado, e naquele outro também. Ainda assim, passei os últimos três anos desperdiçando dinheiro em mensalidades de academias que quase não frequentava, ou experimentando esportes que pouco me agradavam.

A diferença é que esse ano começou com menos grana. Comprar um carro em 2013 foi realizar um sonho, mas também deixou um bom buraco nas contas, se é que vocês me entendem.

Decidi apelar para a boa e velha corrida, que já tinha me dado uns bons momentos alguns anos atrás. Contei para as pessoas mais próximas e elas riram. “Você? Acordar cedo e ir até o parque correr?”. Eu ri com elas também.

Há duas semanas eu estou rindo, aliás. Mas rindo porque acordo quase todos os dias antes do meu horário habitual e vou feliz da vida colocar essas perninhas para se exercitar. Está em mim, sabe?

Assim como voltar para a natação, para as raias, para os maiôs, toquinhas de silicone e óculos de borracha. E nem fiquei postergando semanas e meses a escolha por uma piscina para me exercitar. Está em mim, e a resposta veio fácil e indolor.

No final do ano passado, comecei a fazer artesanato: sabonetes, esfoliantes, etc. Era pra ser terapia, virou negócio, e deu dor de cabeça no Natal, quando eu tinha dezenas de encomendas e pouquíssimo tempo para entrega-las.

Pensei em desistir, mas comecei o ano com um monte de ideia legal. Não demorei para escolher um dia, acordar mais cedo – de novo, vejam que vitória – e ir correndo comprar novos materiais – e gastar um dinheiro que eu nem sei se tenho, mas crendo que será recuperado.

Depois de um mês com o carro na garagem, consegui fazer meu primeiro passeio a noite, dirigindo - ok, foi só até a zona norte, mas foi emocionante. Pequenas coisas que me parecem um avanço enorme.

Nunca fui de ser muito otimista, mas este ano eu decidi que nada mais será o fim do mundo. Atendendo a apelos - inclusive os da minha consciência e alma -, cansei de problematizar cada imprevisto e obstáculo. No final, a gente se vira. Só não tem jeito para a morte, não é?

Ainda falta fazer um monte de coisa – afinal, foram metas para 365 dias, e só passaram 14 -, e às vezes bate o conhecido medo de não dar conta de tudo, de não conseguir, de estar me auto sabotando e me guiando para a frustração. Mas, eu sigo.

Pode ser que daqui a um mês eu já tenha desistido de tudo: da corrida, da natação, do artesanato e até do carro. Talvez eu esteja chorando por mais uma vez ter desejado abraçar o mundo – afinal, além de tudo isso tem a faculdade, o TCC, o trabalho, o freela, etc – e não ter conseguido. Mas algo aqui dentro diz que eu estou no caminho certo.

Algo que se chama felicidade.

Obrigada, 2014. Você já está sendo sensacional.

16 comentários:

  1. Boa noite flor! Não tem importância se você não conseguir realizar tudo o que deseja,o que vale é tentado. Que fique tudo o que for bom e maravilhoso para você! O importante é ser feliz sempre! Flor que você tenha uma linda noite! (Já sou sua seguidora)
    Bjs
    FB
    Cantinho by Giuly's
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! Vamos tentando até dar certo, não é?
      Volte sempre que quiser!

      Excluir
  2. Aim amei o texto.
    Também fiz muitas metas para 2014 e espero cumprir haha
    A principal e ser feliz.
    Espero que vc também consiga todas as metas!
    Beijos de luz
    FB
    http://loveandei.blogspot.com.br/
    Ja sigo o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que importa é ter força de vontade, Marina!
      Volte sempre! :')

      Excluir
  3. Oie que texto maravilhoso :D

    toda virada do ano nos se enchemos de sonhos e expectativas,
    mas posso te dizer que isso ocorre o ano todo,
    é meio complicado decidir o que iremos fazer durante o ano, aparece cada coisa que nos nem esperamos né.

    Ah eu tbm adoro agendas tenho várias

    Bom 2014 para nos e mesmo que nós não conseguissemos abraçar o mundo pelo menos dar a mao á ele :D
    bjosss

    http://kaarenribeiro0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos dar as mãos a ele, então, Karen!
      Obrigada e volte quando quiser!

      Excluir
  4. Nem fiz planos ainda para este ano , mais pretendo colocar tudo no papel também para sempre lembrar de correr atrás do que eu quero pra mim este ano!

    http://falandodtudoumpouco.blogspot.com.br/
    FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com seus planos, Angela! Aposto que eles darão certo! ;)

      Excluir
  5. Amiga sucesso em sua jornada mesmo que nao de para fazer todos mas tente quem sabe da tudo certo e seus planos se concretizem bjus FB http://mulherfashioon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. 2014 também começou merecendo os parabéns pra mim, fiz um bocado de metas e até agora tenho conseguido manter tudo em dia, ou quase em dia, o mais difícil é a dieta que eu vivo empurrando com a barriga (enorme), mas de segunda não passa, prometi pra mim mesma! A listinha do mercado já ta pronta e tenho um bocado de receita gostosa e light salva no computador, falta de vontade não ta tendo vez aqui não.

    Um bom 2014, querida. ♥

    http://denovomaisumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Gabi! Fico feliz de ver que você já está realizada nesse comecinho do ano.
      Depois eu vou querer essas receitas, viu? Rs. Vai com tudo e sucesso, linda!

      Excluir
  7. 2014 está sendo sensacional, pois você está fazendo com que seja =D

    FB http://alinediedrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que a gente continue fazendo isso todo dia, então, né?
      Volte sempre, Aline! Muito obrigada! :')

      Excluir
  8. Oi Barbara!
    Que bom querida, que estas te exercitando e te cuidando, botando as perninhas p/ te exercitar.
    Hehehehe! E é bom rir dos outros que duvidaram de ti nao eh verdade?!
    Eu tenho muita vontade de voltar p/ academia, o meu problema é $$ mesmo...hehehe eu parei de trabalhar p/ me dedicar aos estudos e isso causou o buraco nas minhas economias hehehe!
    Querida, que bom que está tão bom teu ano!!!! ;)
    Espero que venha muito mais alegria a frente!
    Beijinhos, FB


    Pink CupCake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cristiane!

      Espero que você consiga encontrar uma maneira de tapar esse buraco e fazer várias coisas que te façam bem!

      Vamos que vamos!

      Volte sempre! :')

      Excluir

Diz o que achou :)