sábado, 28 de maio de 2016

Invista em pessoas



Se eu pudesse dar um conselho para quem vai fazer intercâmbio, ele não seria sobre investir em viagens, estudo ou compras. Eu diria: invista em pessoas. 

Invista em pessoas e, quando você estiver viajando sozinha e algo terrível te acontecer, você vai voltar para casa e seus amigos estarão te esperando com abraços, chocolate, cervejas e piadas. 

Invista em pessoas e aceite o convite dos seus amigos para sair depois daquele dia difícil que você jurava que nada e ninguém poderia salvar.

Invista em pessoas e descubra um bar brasileiro em Madrid depois de ser convidada por uma italiana que é amiga de um amigo seu - estrangeiros se reconhecem. 

Invista em pessoas porque você vai precisar de um ombro para encostar e ficar em silêncio. Ou de um abraço que não precisa de explicação. 

Invista em pessoas que te façam rir, rir dos seus erros, rir das suas fraquezas, rir das frustrações. Pessoas que chamem seu ex-namorado de idiota, que digam que você dorme demais, que façam piada com as besteiras que você faz.

Invista em pessoas que sejam sinceras. Que estejam sempre ao seu lado mas não deixam de ser duras quando preciso. Pessoas para as quais você pode contar tudo sem medo. Pessoas com as quais você possa contar.

Invista em pessoas que te façam suco de laranja quando você está doente. Ou que se preocupem em fazer dois molhos de tomate porque você não come carne. Que dividam o aluguel, mas também o dia a dia.

Invista em pessoas que te levem ao teatro. Ou para fazer trilhas nas montanhas. Ou que comprem vinho, cerveja e corram para sua casa quando você disser que não está bem para sair.

Invista em pessoas que te acompanhem até sua casa quando você tiver bebido demais. Que tirem o cartão de crédito da sua mão quando você passar dos limites. Que cuidem de você como você cuida delas.

Invista em pessoas que não desistem de você mesmo quando você passa dias trancada no quarto. Pessoas que pareçam chatas porque te cobram mais presença, mais atenção. Invista em pessoas que se importam. 

Se você vai fazer intercâmbio, invista em viagens, em estudos, em compras. Invista em conhecer novos lugares, novas línguas, fazer novos cursos. Invista em momentos de solidão, liberdade e autoconhecimento. Mas nunca, nunca deixe de investir pessoas. Nelas, invista de verdade. 

E, por último, invista em pessoas que te deixarão saudades. Aquela saudade que a gente sabe que vai gostar pra sempre de ter. Eu já posso sentí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz o que achou :)